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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PROJETO:

Responda "na lata"

Um rapaz telefona para a namorada e diz:
– Sabe, acho que a gente tá precisando conversar...
Ela se surpreende:
– Como assim “a gente tá precisando conversar”?... Que história é essa?
– Calma!... É que tem uma coisa que eu queria falar... - tenta ele argumentar.
Com ares de desconfiada, ela diz furiosa:
– Tá bom! Você não precisa nem vir aqui. Pode deixar que eu vou até aí e então você me diz “na lata” o que tem pra me dizer.
– Dizer na lata?... Como assim? - questiona ele.
– Isso mesmo... Chega de “enrolação”... Eu vou até aí e você me diz logo o que tem pra me dizer. Mas tem que ser “na lata” - ela insiste .
– ... Então tá bom! - diz ele, num misto de conformado e ao mesmo tempo confuso.   
Ela pega o carro e vai até a casa do rapaz e, logo depois de descer do veículo, toca a campainha. Quando ele abre a porta, com “cara de poucos amigos”, ela vai logo dizendo:
– E daí, o que tem para me dizer?
Ele aponta para a mesa, onde estão dispostas algumas latinhas de refrigerante, cada uma contendo uma letra (conforme projeto descrito abaixo), formando a frase: “Quer casar comigo?”.
Ela se mostra emocionada e dá um beijo no rapaz, ao mesmo tempo em que o narrador sugere:
– “Guaraná Plataforma*: Responda na lata você também!”

CONSIDERAÇÕES SOBRE A IDEIA:
Vivemos uma época em que a objetividade é fundamental. Quantas vezes nos deparamos com pessoas conhecidas por serem “enroladas”, ou com situações que gostaríamos que acontecessem com mais fluidez, de forma mais objetiva.

Ou ainda, quantas vezes nos vemos diante de uma situação embaraçosa, quando pensamos para dizer algo para não nos comprometermos, ou para não causar algum constrangimento, e do outro lado da conversa temos uma pessoa ansiosa por uma observação ou uma resposta, no que se costuma dizer “na lata”. Isso mesmo, na lata.

Assim, pode-se utilizar as letras (e/ou números) para eventos especiais, como aniversários, casamentos, Bodas de Prata e Ouro, homenagens, nome de empresas e produtos, etc. Ou simplesmente passar uma mensagem “na lata”:
“Feliz aniversário”, “Eu te amo”, “Quer casar comigo”, “25 anos de felicidade”.

CARACTERÍSTICAS DA IDEIA:
O alfabeto é composto de 26 letras, sendo 5 vogais e 21 consoantes. Dessa forma, cada pacote com 12 latinhas conteria 7 consoantes e as cinco vogais. Exemplo:
Primeiro pacote: B, C, D, F,G, H e J + A, E, I, O e U.
Segundo pacote: K, L, M, N, P, Q e R + A, E, I, O e U.
Terceiro pacote: S, T, V, W, X, Y e Z + A, E, I, O e U.

Mas isso não se restringe à impressão de letras nas latinhas. Haveria, também, um pacote contendo os números de 0 a 9, além de caracteres como o ponto (.) e o hífen (-), por exemplo.

Importante destacar que a ideia abrange, ainda, o uso de quaisquer caracteres, mesmo aqueles que não foram mencionados acima. Vale para todos os demais caracteres que fazem parte da formação de uma comunicação dentro de um idioma. Dessa forma, são todos os caracteres que podem ser digitados utilizando o teclado de um micro, por assim dizer.

Vale, também, para o uso de sílabas, seguidas ou não, numerais e caracteres. O mais importante é que vale para o idioma de qualquer país, independente do alfabeto que compõe a comunicação e da forma como seja escrito, incluindo, nesse caso, a escrita utilizada nos países orientais, como Japão, China, Coréia, entre outros, e os países de língua árabe, com suas grafias particulares.

Não está restrito somente às latinhas, mas também para impressões em rótulos e/ou garrafas de vidro ou pet, além de outra forma ou produto em que a bebida (refrigerante ou bebida alcoólica) tenha sido envasada. Assim, em todo tipo de material, formato e tamanho.

OUTRA IDEIA - Signos do Zodíaco:
Parecia ser inviável produzir latinhas de uma marca com muitas estampas diferentes. No caso da cerveja Brahma, numa época foram estampados os distintivos e as cores dos principais clubes de futebol do Brasil, o que, evidentemente, deve ter implicado custo repassados em favor dos clubes, além de custo para a fabricação e modelos diferentes de latinhas.

Por essa razão, foi pensado em algo que pudesse levar o consumidor a vincular o próprio nome à uma Marca da bebida consolidada no mercado. Apesar de que algumas marcas já possam ter possuam algum tipo de slogan, para aqueles que não possui uma frase conhecida e reconhecida, poderiam adotar “esse guaraná tem nome”. Para quem já tem um slogan forte, agregar à frase já existente; por exemplo: “Responda na lata; esse é o sabor” (no caso da Antarctica). Para quem não tem um slogan, uma frase de efeito tão forte como a mencionada, penso que “Responda na lata”, ou “Esse guaraná tem nome”, ou coisa do gênero, pode soar comercialmente como algo muito interessante.

Convém lembrar que muita gente compra chaveiros e outros objetos que tem a inicial do nome, como maneira de utilizar o objeto “personalizado” a se identificar com ele, já que isso remete a coisa mais preciosa, aquilo que devemos preservar, já que tem origem quando do nascimento da pessoa: “o nome”. E o carregamos pelo resto da vida.

A sugestão é que a uma Marca interessada produza latinhas de guaraná com letras impressas, levando o consumidor a “montar” seu nome com as latinhas, para por num espaço da casa, que poder a sala, quarto, cozinha, ou o espaço gourmet. Além do próprio nome, pode ter também o nome da mulher, do filho, do cachorro, do time do coração, profissão, etc.

No caso de slogans, eles poderiam ser, por exemplo:
“Plataforma*, agora (seu) guaraná tem nome”;
“Plataforma*, esse guaraná tem nome”;
“Responda na lata”

Se a Marca vender cerveja e refrigerante, as latinhas de cerveja poderiam ter impresso as letras com fontes mais tradicionais (Arial, Time New Roman, ou Verdana), já que é uma bebida destinada à adultos, e as de refrigerantes com fontes mais alegres, com motivos mais infantis, além de se pensar em produzir uma linha com padrão mais “descolado”, voltada para o público jovem.  

Ou, então, isso poderia ser numa segunda etapa de produção, com latas de guaraná (ou outra bebida) com tons de rosa ou azul, com as fonte (tipos de letras) mais delicados e femininos, no caso do rosa, e mais robustos e masculinos, no caso do azul. Poderíamos ter, também, letras com motivos infantis, como balões ou outra figura que lembre festa, para serem utilizados em eventos para crianças. Existem latinhas de refrigerante de 250 ml, que poderiam ser utilizadas para essa finalidade.

Com relação às letras, o custo de “utilização da imagem” seria zero, já que é algo de domínio público. Diferentemente da Marca que produziu temas voltados à times de futebol do Brasil, que é de se supor que valores foram repassados aos clubes, devido ao uso do distintivo e as cores pertinentes.

Outra ideia que poderia ser utilizada, e que é domínio público e sem custo, são os signos do zodíaco. Uma campanha em que o consumidor compraria a lata com o seu signo (ou mesmo com as letras e números) e cadastraria um código pela internet, ou celular. No final da campanha, seria efetuado um sorteio com 12 prêmios, um para cada signo do zodíaco. Assim, o nome do guaraná Plataforma* estaria vinculado à data do nascimento, ao aniversário de cada consumidor, além de é claro, à palavra sorte, possibilidade de ganhar algo, de poder melhorar.

Para o caso específico de signos do zodíaco, cada um deles poderia ter um breve “horóscopo” com teor parecido ao que se costumamos ler, como por exemplo:
“Peixes: dia propício para experimentar essa bebida especial ao lado da pessoa amada. Seu futuro estará em suas mãos. Sua cor é azul e seu número da sorte está impresso no lacre dessa embalagem”.

Também levaria o consumidor a ter em sua casa um espaço destinado à latinha com seu signo, vinculando o cliente à marca Plataforma*, que ele estaria vendo a todo momento. Quer mais do que isso para se difundir um nome, ou vincular uma marca ao próprio nome do consumidor de um produto?

 " ATENÇÃO: TEXTO PROTEGIDO POR DIREITO AUTORAL " 
Este texto esta devidamente Registrado em Órgão competente e, portanto, protegido por Lei de Direito Autoral. Eventual interesse na utilização de seu conteúdo, quer seja em parte ou na íntegra, deverá ser solicitada expressa autorização através do e-mail: plataformaquatro@gmail.com. - Plataforma 4 -

- PLATAFORMA DE OBSERVAÇÃO:
1 - Tratam-se de ideias que podem "dar mais sabor" para alavancar a venda de Marca de bebidas, que se mostrar interessada no projeto, uma vez que os custos de produção são baixos, por utilizar elementos (letras, números e signos do zodíaco) que dispensam o pagamento de uso de imagem (ou algo do gênero), já que é algo de domínio público. 
2 - No Brasil, o termo "na lata" é uma forma coloquial de se referir a algo que de ver ser feito "de bate-pronto", ou, "sem rodeios", ou, ainda, "de maneira objetiva e direta". Como fica fácil de notar, cabe perfeitamente dentro do contexto de bebidas, já que boa parte de produtos desse segmento é comercializada em latinhas com 355 ml de conteúdo.
3 - O uso da "marca" Plataforma*, mencionada no roteiro, é fictícia e foi utilizada apenas como exemplo, que pode se substituída por outra marca existente no mercado. A imagem é meramente ilustrativa.
4 - O título "Responda na lata" é somente uma sugestão. Portanto, a utilização de qualquer um dos itens constantes no projeto/roteiro, sem a prévia autorização do(s) detentor(es) da Propriedade Intelectual, mesmo que com outra denominação ou slogan, estará sujeita às penalidades previstas em lei.
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