Propaganda da Hora
Uma das maiores preocupações da TV
Aberta atualmente é com relação à concorrência da TV Paga. Não é fácil de
segurar a audiência quando os Canais Pagos apresentam, em determinados
momentos, algumas atrações que conseguem prender ainda mais o telespectador.
No entanto, diferentemente dos Canais
Pagos, que geralmente focam num segmento específico, o maior trunfo da TV
Aberta é a variedade da programação, que tende a agradar mais ao público em
geral. Então, o que poder ser feito para melhor aproveitar essa vantagem em
sintonia com o gosto popular?
Vejamos a proposta a seguir:
É comum observar que o telespectador
que assiste a uma partida de futebol permanece “grudado” na tela, até mesmo no
intervalo do jogo, para rever os melhores momentos da partida. Isso já
tornou-se um hábito, que também é comum de ser notado em pessoas que assistem a outros esportes.
Nota-se que é importante ao
espectador olhar com mais cuidado um determinado momento, mesmo que, durante a
transmissão, já tenha visto a repetição dos lances mais importantes e por
ângulos diferentes. Ele quer sedimentar em sua memória aquele momento que será
exaustivamente debatido no dia seguinte com a família, no ambiente de trabalho,
ou na roda de amigos.
Dessa forma, o homem tem a seu favor
algo que as mulheres não têm quando assistem às novelas, por exemplo. E convém
ressaltar que na novela, diferentemente do futebol, não existe o “replay” do
momento mais marcante do capítulo. É uma desvantagem considerável, não é
mesmo?
Sendo assim, a proposta é que de hora
em hora, ou num determinado horário escolhido, de tempo em tempo, uma Marca interessada
exibiria um comercial de seu(s) produto(s). Poderia ser, também, de hora e meia
em hora e meia; ou, ainda, a hora mais 10 minutos, como, por exemplo, 13:10 h,
ou 20:10h, em que associaria o produto ao “10”, como sendo o produto “nota 10”.
Ele seria veiculado cerca de 30 segundos até um minuto (sugestão), contendo o
momento mais marcante da hora que passou. Uma espécie de “vale a pena ver de
novo” instantâneo, do que se passou na última hora.
Quanto à periodicidade de exibição,
pode ser também de meia em meia hora, ou mesmo antes do reinício de uma
determinada programação, nesse caso, sendo a cena veiculada de maneira
independente da hora, hora e meia ou outro horário qualquer.
Podemos imaginar o resultado de
audiência de uma emissora como a Rede Globo, por exemplo, que possui em sua
grade programas com maior índice de IBOPE e, não bastasse isso, o
telespectador, movido pela curiosidade, não só se acostumaria, ou mais do que
isso, se condicionaria a sintonizar o canal de hora em hora para ficar a par do
que foi o momento de destaque do programa que estaria sendo exibido durante a
hora que passou. Poderá tornar-se comum alguém perguntar a outra pessoa se sabe
qual foi o “Momento da Hora” das 2 da tarde, ou das 9 da noite, por exemplo.
No que se refere à questão comercial,
podemos fazer uma projeção de como determinado(s) produto(s) vinculado(s) a
esse momento poderá(ão) ter a sua imagem associada a “hora cheia”, ponto alto
da transmissão de um programa.
Vejamos, no caso, se o patrocinador
for uma marca de televisor, poderíamos ter o slogan: “Plataforma*, a imagem da
hora”. Ou slogans correlatos:
Plataforma*, (o) melhor a toda hora
Tâ na hora de Plataforma*
Plataforma*: esse é o momento!
Plataforma*: está na hora de ver
melhor
Plataforma*: para ver e rever, sempre
Plataforma*: 10 para ela – Ou, Essa é
dez! (às 9:10h, por exemplo)
Toda hora é hora Plataforma*
Momento da hora Plataforma*
Toda hora, veja melhor com Plataforma*
E podemos imaginar ainda mais além.
Como a televisão atua diretamente no inconsciente do indivíduo, podemos supor
que, transcorridas algumas semanas da veiculação desse novo tipo de propaganda,
qualquer pessoa, mesmo longe de um aparelho de televisão, poderá, no caso da
“hora cheia”, associar o horário ao produto vinculado a esse tipo de “review”.
Certamente imaginaria o programa que estaria sendo exibido naquela “hora cheia”
e se perguntaria qual seria o momento que a marca Plataforma* teria reservado à
pessoa que teria “o privilégio” de estar diante de um aparelho ligado. Até
mesmo lojas físicas de eletrodomésticos (que estão perdendo espaço para as
virtuais) seriam alvo de uma curiosidade imperativa a ser saciada de hora em
hora.
Outra situação plausível é que, mesmo
o telespectador que está assistindo à TV Paga, ou aquele que está assistindo a
outro canal da TV Aberta, poderá ter a curiosidade, para não dizer
“necessidade”, de dar uma verificada do principal momento escolhido para ser
exibido de hora em hora, se for o caso.
No caso de filme, se espectador
chegar em casa e o ele já tiver começado, a boa escolha da “imagem da Hora”
poderá dar uma noção do que se passou até aquele instante e poderá dar uma
ideia da trama e, então, prenderia a sua atenção, a partir da “Propaganda da Hora,
ou “Momento da Hora”, para que permaneça sintonizado no canal até o final do
filme.
Importante destacar de que a ideia poder
ser a de rever alguns momentos exibidos, numa determinada periodicidade. Sendo
assim, pode ser em cada hora, como de meia em meia hora, de hora e meia em hora
e meia, a cada duas horas, ou outra forma e exibição, desde que de maneira
freqüente e constante. A idéia não se restringe somente a hora cheia. Conforme
já mencionado anteriormente, pode ser 8:10h, ou 15:10h, por exemplo, para focar o produto
“dez”. Portanto, qualquer outra forma de
periodicidade está contemplada nesta ideia.
Inclusive, pela facilidade em se
fracionar 24 horas, podemos ter um único patrocinador, de hora em hora, ou, se
duas empresas, hora para e hora ímpar, por exemplo, ou três, quatro, seis ou
até mesmo doze patrocinados dividindo as 24 horas, conforme interesse,
periodicidade e demais detalhes a serem previstos em cada contrato. Pode haver,
ainda, horário de exibição diferente de patrocinadores entre um dia ou outro, ou
entre semanas diferentes, mas no caso horário definido contribuiria para
fixação da marca.
A alusão a programa já exibida em
outro momento na grade, ou a ser levado ao ar minutos ou horas depois (ou mesmo
nos dias posteriores), se for de maneira periódica e vinculada a um produto
qualquer, também será entendida como contemplada neste projeto.
É fundamental destacar, ainda, que a
ideia de se vincular “ao melhor momento” da hora anterior é apenas uma sugestão,
mas o foco é a veiculação periódica, sem, contudo, a obrigatoriedade de
exibição de qualquer trecho ou menção ao programa que está sendo mostrada no
momento, ou em outra oportunidade, mas, sem dúvida isso seria um importante atrativo
ao telespectador.
Dá para imaginar uma melhor
maneira de o cliente/consumidor lembrar de uma determinada marca ou produto não
somente “a toda hora”, ou seja, a todo momento, mas, sim, rigorosamente e literalmente “DE HORA EM HORA”?
" ATENÇÃO: TEXTO PROTEGIDO POR DIREITO AUTORAL "
Este texto esta devidamente Registrado em Órgão competente e, portanto, protegido por Lei de Direito Autoral. Eventual interesse na utilização de seu conteúdo, quer seja em parte ou na íntegra, deverá ser solicitada expressa autorização através do e-mail: plataformaquatro@gmail.com. - Plataforma 4 -
- PLATAFORMA DE OBSERVAÇÃO:
1 - São ideias que visam "sintonizar" o telespectador frequentemente na emissora, para que possa tomar conhecimento do que melhor foi exibido na última Hora, o que possibilitaria o vínculo da Marca do anunciante interessado com cada "hora cheia", ou no horário periódico em que julgar ser mais interessante.
2 - A sugestão para utilização do modelo de propaganda não se restringe apenas ao segmento de televisores ou outro eletrodoméstico. A opção por esse produto no projeto/roteiro visa tão somente dar uma ideia do impacto que poderia causar para, por exemplo, o slogan "a imagem da Hora".3 - No caso, a marca "Plataforma*", mencionada no projeto/roteiro, é meramente fictícia, podendo, portanto, ser substituída no texto por outras consagradas, como, por exemplo, Sony, Samsung, LG, Philips, AOC, Philco, entre outras.
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